Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, pós-graduado em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito de Sergipe, mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, exerceu os cargos de Ministro do Supremo Tribunal Federal (2003/2012), Presidente do Supremo Tribunal Federal (2012), Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (2006/2010), Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (2008/2010) e Presidente do Conselho Nacional de Justiça (2011/2012).
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), com mestrado (1992) e doutorado (1998) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Curso de Direito da UFRN (graduação e mestrado), é professor de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, assim como dos cursos Damásio, LFG e CERS. É desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, atualmente sendo seu vice-presidente, ouvidor e diretor da Escola Judicial.
É graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1980), Especialista em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1987) e Doutor em Diritto Penale e Criminologia pela Università degli Studi di Roma - La Sapienza (1988). Atualmente é Professor Titular de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Paraná aposentado, Procurador do Estado do Paraná aposentado e Advogado. Coordenador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Participa da Rede de Direito Público Brasil-Itália-Espanha (REDBRITES). Pesquisador do Observatório da Mentalidade Inquisitória.
Advogado e professor, Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil nos anos de 2013 a 2016, Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB nos anos de 2016 a 2019, membro da Comissão do Senado Federal responsável pela elaboração do Novo Código de Processo Civil. Advogado militante.
Ministra do Tribunal Superior do Trabalho - TST, efetivada no cargo em 1.º de março de 2011, em vaga destinada a Advogado pelo Quinto Constitucional, onde atua no Pleno, na Subseção Especializada em Dissídios Individuais - SBDI-2 e na Segunda Turma. Exerceu a advocacia trabalhista por 30 anos, atuando em consultoria, assessoria jurídica e contencioso. Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, e em Docência Universitária.
Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui especialização pela Escola Superior da Magistratura do RN.
Foi Secretário Geral da OAB/RN por dois mandatos e Vice-presidente no período de julho à dezembro de 2006.
Foi Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados - CAARN no triênio 2013/2015.
Também integra a equipe do Mendes Cunha Advogados desde sua fundação, em 1991.
Advogado. Professor livre docente do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2002) e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2006).